terça-feira, 19 de outubro de 2010

Prazeres vive mulher gananciosa em Tropa de Elite 2

Longa-metragem estreou no último dia 8, nos cinemas. Desta vez, segurança conseguiu evitar o vazamento de cópias antes do lançamento oficial

Tropa de Elite 2, a continuação da história do capitão Nascimento, interpretado por Wagner Moura, estreou no último dia 8, nos cinemas brasileiros. A sequência começa 13 anos depois do final do primeiro filme e mostra o crescimento do Bope (Batalhão de Operações Especiais do Rio) e a formação das milícias na cidade. No elenco do filme está a atriz caruaruense Prazeres Barbosa, que interpreta dona Olga, moradora da favela e esperta o bastante para querer driblar, com sua ganância, a milícia.


A artista participou de vários testes e oficinas de preparação com Fátima Toledo até as filmagens, ocorridas em março deste ano. O trabalho possui uma proposta diferenciada daquilo que Prazeres está acostumada a fazer no cinema, com uma linha mais regionalista. "
A experiência ímpar, de ter sido preparada por Fátima Toledo, também diferencia de tudo o que já fiz", afirma. "Tenho sido convocada por ser o que sou e do jeito que sou. Até agora não precisei anular meu sotaque para trabalhar e isso me deixa convicta de que minha essência nordestina continua em alta."


Prazeres conta que reencontrou o ator Wagner Moura durante as filmagens. "Foi um momento especial. Conversamos sobre a vida, projetos". Prazeres e Wagner haviam trabalhado juntos no filme A Máquina, de João e Adriana Falcão, em 2004. Entusiasmada, a atriz tem vibrado com o número de trabalhos emplacados no cinema somente este ano. Ela foi vista em Chico Xavier, Os Mercenários (com Sylvester Stallone) e está sendo cotada para outras participações. "Depois que estou no Rio, há exato três anos, o cinema tem sido um divisor de águas em minha carreira. Fiz testes para outros dois e estou no aguardo dos resultados."

Apesar de ser uma atriz essencialmente teatral, Prazeres Barbosa tem se dedicado nos últimos anos a papéis no cinema e na televisão. Em 2011, porém, ela vai finalmente estrear nos palcos cariocas, com o espetáculo O Ruído das Terezas, em temporadas já agendadas para o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas. Recentemente, Prazeres esteve em Pernambuco participando do circuito de lançamento de sua biografia, intitulada Prazer em Conhecer. "Leio e releio o livro e fico extasiada diante do que está impresso. Custo acreditar que a personagem da história sou eu", confessa. "Espero que quem se deixar deliciar nas considerações do autor, permita-se embalar nos sonhos e saiba que vale a pena apostar nos seus ideais."

A atriz está de bem com a vida e produzindo como poucos em sua idade. No último dia 2, Prazeres comemorou 61 anos, mas afirma sentir-se com apenas 16. Questionada sobre seus projetos, responde que está na fase de querer realizá-los. "Aproveito as oportunidades que me aparecem e executo-as como se fossem últimas e únicas", ressalta. "Depois que vim para o Rio, tenho trabalhado constantemente. Antes mesmo de terminar um produto já estou com proposta para outro. Além do mais, continuo correndo e participando de oficinas para me atualizar e ter mais a oferecer. Sou uma pessoa que gosta de trabalhar, pois o trabalho é o meu lazer. No trabalho me sinto viva, útil'', afirma.

Até o próximo mês, a atriz será vista no seriado ‘‘Afinal, o que querem as mulheres?'', de Luiz Fernando Carvalho, o mesmo diretor de "A Pedra do Reino". Em dezembro, estará no especial de fim de ano que homenageará os 50 anos de Renato Aragão. "Farei o papel de sua mãe, dona Dinorah", diz. Em janeiro do próximo ano, Prazeres estará no elenco fixo da nova novela das sete, de Walcyr Carrasco. "Portanto, não tenho do que reclamar. É só agradecer a Deus pela sua misericórdia e deixar que Ele continue me conduzindo", externa.

TRAMA

Com orçamento aproximado de R$ 16 milhões, Tropa de Elite 2 tem roteiro assinado por Braulio Mantovani, que escreveu o primeiro longa, e foi novamente fotografado por Lula Carvalho. O filme original conseguiu notoriedade ao se tornar um sucesso inicialmente no mercado pirata de DVDs. Estima-se que mais de 10 milhões de pessoas tenham assistido à versão não-oficial da produção. Nos cinemas, a produção ultrapassou os 2 milhões de espectadores. O longa abocanhou vários prêmios, sendo o principal deles o Urso de Ouro, do Festival de Berlim.

O diretor José Padilha conta que no novo filme Capitão Nascimento sofrerá uma transformação. ‘‘No Tropa 1, o Nascimento não tinha um arco dramático, ele começava e terminava do mesmo jeito. No segundo, o desafio é ter uma transformação do personagem''. Padilha disse que conseguiu controlar o vazamento de cópias do filme antes do lançamento e que espera submetê-lo a festivais internacionais como Sundance, Berlim, Cannes e Veneza. "Estou convicta de que Tropa de Elite 2 será um fenômeno de crítica e bilheteria, pois a previsão dos analistas é que bata o primeiro Tropa", complementou a atriz Prazeres Barbosa.

Matéria publicada no Jornal Vanguarda, em 16 de outubro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário