As artes cênicas sempre ocuparam uma posição de destaque na literatura, que agora favorece o início de um novo capítulo na história da atriz caruaruense Prazeres Barbosa. Prestes a comemorar 30 anos de carreira, ela terá sua vida narrada nas páginas de um livro escrito pelo jornalista Fernandino Neto.
O ensaio biográfico, intitulado "Prazer em Conhecer: Seis décadas de Prazeres Barbosa", é resultado de uma pesquisa que durou mais de dois anos e contém depoimentos de nove dezenas de pessoas, entre familiares, amigos e colegas de profissão, que ajudaram a reconstituir os passos marcantes da trajetória pessoal e artística da professora-atriz, hoje com projeção nacional.
O autor define a escolha de Prazeres Barbosa como personagem que ilustrou a narrativa do livro como uma oportunidade do destino. "Eu já ouvia falar em Prazeres Barbosa como sendo uma das maiores atrizes pernambucanas e me chamou a atenção o fato de ela ser minha conterrânea, estar inserida numa realidade próxima. Nunca tivemos contato antes, até que, em 2007, decidi contar um pouco de sua história numa reportagem produzida para a faculdade", explica.
Impressionado com a trajetória de Prazeres, Fernandino percebeu que se tratava de uma história digna de registro biográfico. "Este é o meu primeiro livro e tenho o privilégio de biografar uma artista que marcou época no teatro caruaruense e ajudou a projetá-lo em outras partes do Brasil. Não se trata de uma biografia póstuma, mas de um trabalho que conta a história de vida de uma mulher que, aos 60 anos, continua produzindo como nunca e sobrevivendo de sua própria arte" ressalta.
Sobre a produção, o jornalista afirma que apesar das dificuldades enfrentadas no processo, o resultado final é bastante satisfatório. "Uma biografia não pode apenas narrar fatos isolados de uma vida, requer cautela na apuração, na forma como eles serão escritos e, acima de tudo, exige um texto bem escrito e que possa envolver o leitor do início ao fim. A pesquisa requereu algumas viagens e muitas horas de gravação. O trabalho também é respaldado por reportagens de diversos jornais do País", afirma.
O livro já passou pelos últimos ajustes e foi editado pela Bagaço, de Recife. "O lançamento ocorrerá através de um circuito promovido pelo Departamento de Cultura do SESC Pernambuco, começando no dia 23, em Caruaru. Já fechamos Limoeiro (24) e Garanhuns (25). Em seguida, pretendemos ir a Arcoverde e Recife", adianta Fernandino.
Outra novidade é a produção de um documentário feito especialmente para divulgação do livro. "Em todas as cidades onde formos, haverá exibição deste trabalho, que é, na verdade, um convite para as pessoas lerem a obra. O vídeo foi produzido e dirigido pelo jornalista Wagnner Sales e conta a trajetória de Prazeres, inclusive com cenas inéditas", explica o jornalista.
Fernandino comemora a ideia de este ser um projeto pioneiro na cidade. "Considerando o fato de o livro haver sido produzido inicialmente como Trabalho de Conclusão do curso de Jornalismo da Favip (Faculdade do Vale do Ipojuca), é um orgulho saber que terei a oportunidade de vê-lo chegar às mãos de outras pessoas. Esta sempre foi minha intenção. Espero que o leitor tenha tanto prazer em ler o livro, quanto eu tive ao escrevê-lo", conclui
Nenhum comentário:
Postar um comentário